Projetos e estudos ambientais

RTBio_Site_foto4.png

São um conjunto de ações preventivas de impactos ambientais que devem ser  constantemente idealizados e operacionalizados, sendo apresentado como subsídio para a análise da licença requerida, que visam a proteção ambiental

Licença Prévia (LP)

É a primeira etapa do licenciamento, em que o órgão licenciador avalia a localização e a concepção do empreendimento, atestando a sua viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos para as próximas fases. O órgão licenciador, com base nestes estudos, define as condições nas quais a atividade deverá se enquadrar a fim de cumprir as normas ambientais vigentes.

Licença de Instalação (LI)

Uma vez detalhado o projeto inicial e definidas as medidas de proteção ambiental, o empreendimento recebe uma Licença de Instalação, cuja concessão autoriza o início da construção do empreendimento e a instalação dos equipamentos. A execução do projeto deve ser feita conforme os estudos e projetos aprovados junto ao órgão competente.

Licença de Operação (LO)

A Licença de Operação autoriza o funcionamento do empreendimento. Essa deve ser requerida quando a empresa estiver edificada ou instalada e após a verificação da eficácia das medidas de controle ambiental estabelecidas nas condicionantes das licenças anteriores. Nas condicionantes da LO, estão determinados os métodos de controle e as condições de operação.

Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR)

Estabelece os princípios para minimizar a geração de resíduos, identificando e descrevendo as etapas compreendidas pela geração, segregação, acondicionamento, identificação, coleta, transporte interno, armazenamento temporário e externo, coleta e transporte externo, tratamento externo e disposição final devidamente licenciado pelo órgão ambiental competente.

Estudo de Impacto Ambiental (EIA)

O EIA é exigido como condição de licenciamento em obras, atividades ou empreendimentos potencialmente poluidores ou causadores de significativa degradação ambiental. No EIA é realizado o estudo prévio dos possíveis danos ambientais que serão gerados pela que se pretende licenciar. Com este estudo avaliamos as melhores medidas para evitar ou minimizar os impactos ambientais.

Projeto de Mineração

O gerenciamento ambiental em áreas de mineração orienta o empreendedor na condução de sua jazida, implementando técnicas e obedecendo normativas, visando a otimização dos serviços e o respeito às regras ambientais, monitorando suas licenças e condicionantes e supervisionando prazos.
Objetivamos também a Gestão de Processos Minerários, que compreende a Verificação de disponibilidade das áreas de minério junto ao ANM, pesquisa de novas áreas de mineração, licenciamentos e monitoramentos ambientais e geológicos das áreas de extração mineral.

O laudo de flora e fauna é utilizado para dar base de dados às avaliações dos órgãos responsáveis pela defesa e preservação do meio ambiente. A avaliação ou elaboração do laudo é uma etapa indispensável para que seja obtida uma licença ambiental em intervenções em qualquer tipo de habitat.

Laudo de Fauna e Flora

Vamos conversar?

Estamos prontos para ajudar você com Projetos e Estudos Ambientais